A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês está situada no coração da Vila das Mercês, um bairro em crescimento populacional e em desenvolvimento.
A Vila das Mercês está localizada à 15Kms ao sul do centro da cidade de São Paulo, junto à grandes indústrias e siderúrgicas e balizando, em certa altura, a movimentada Via Anchieta.
Nasceu de mãos dadas à Vila do mesmo nome. No dia 13 de novembro de 1954, festejando São Serapião, santo mercedário, os Revmos. Pe. José Vásquez e Amadeo Gonzáles Ferreiros tomavam posse da sede paroquial.
Em dezembro do mesmo ano, para auxiliarem no trabalho paroquial, chegaram os Revmos. Pe. Manuel Fernández e Pe. Abel Alonso. Ao mesmo tempo, chegava o Fr. Manuel Medina Sánchez, irmão-cooperador.
No mês de março de 1955, já sob a direção da comunidade composta pelos Revmos. Pe. Manuel Fernández (vigário), Pe. Abel Alonso (cooperador) e o irmão-cooperador, Frei Manuel Medina, iniciaram-se as obras da capela provisória de N.Sra das Mercês e da casa paroquial, tendo a inauguração ocorrido no dia 24 de setembro.
E na Vila Morais, bairro contíguo ao das Mercês, a capela de Santa Ângela.
Com o Capítulo Provincial de 1957, o Revmo. Pe. Abel foi nomeado Vigário da Paróquia de N. Sra das Mercês, tendo como cooperadores os padres José Cid e Mário Fernández.
No início de 1958, sobre a antiga capela se construiu a nova casa paroquial. Se deu nova finalidade às dependências da antiga casa paroquial, destinando-a para colégio.
No dia 24 de setembro de 1959, festa das Mercês, foi inaugurado o novo templo, em cerimônia presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, Dom Paulo Rolim.
Em 1960 o Pe. Abel foi nomeado Vigário Provincial do Brasil.
Assume a Paróquia, no dia primeiro de janeiro, renunciando um tempo mais tarde, o padre Adriano Santamaria, sucedendo-lhe, provisoriamente, o padre Mário Fernández.
Neste período, inaugurou-se a igreja de São Serapião e Santa Ângela, na Vila Moraes
Em 1961, assumiu a direção da Paróquia o padre José Moreira. Ao mesmo tempo foi nomeado vigário de São Serapião e Santa Ângela, o padre Mário Fernandez. Em 1964, assume a Paróquia das Mercês, o padre Vicente Caramés e, também, como superior da comunidadenreligiosa.
A paróquia das Mercês Hoje
- Hoje a comunidade religiosa é composta por:
- Pe. Fr. Demerval Reis (pároco e superior local)
- Pe. Fr. Jociel Batista (Mestre de Estudantes e vigário paroquial )
- Pe. Fr. Lisaneos Prates (vigário paroquial e conselheiro provincial)
- Pe. Fr. Fábio Ribeiro Soares (administrador do Centro Social Nossa Senhora das Mercês)